MEMÓRIAS DE MINHAS APRENDÊNCIAS NA DISCIPLINA DE EAD I
Licenciatura em Educação no Campo - UFPEL-UAB
O primeiro contato com o moodle gerou um pouco de ansiedade. Sempre que nos deparamos com algo novo, que não conhecemos, algumas dificuldades aparecem. Mas, depois de conhecer a plataforma e aprender como navegar nela, as atividades foram fluindo. A primeira atividade, construção do perfil, ajudou a fazer esta aproximação. Facilitou bastante executá-la a partir do exemplo dado pelo tutor presencial (Lucas) mostrando perfis já construídos.
As tarefas sobre a “história do município” e sobre “educação e comunicação”, além de possibilitarem as primeiras postagens no eixo, também serviram para fazer a aproximação com colegas do grupo. A reflexão feita sobre a influência da comunicação na educação me mostrou aspectos sobre os quais nunca havia refletido: o peso da comunicação na sociedade moderna, em especial, na educação. Foi também bem positivo o trabalho realizado com os colegas. A aprendizagem em conjunto além de prazerosa é dinâmica. Um ajuda o outro e as dificuldades vão sendo superadas.
A construção do blog aproximou-nos das redes sociais em expansão na internet e aprender a lidar com essa ferramenta foi muito estimulante. A idéia que todos nós podemos ser autores e mostrar aos outros nossa s criações rompe com o monopólio da comunicação. Hoje é possível acessar, através da internet, as mais diversas informações e opiniões e não estamos mais sujeitos a ouvir apenas uma versão dos fatos, a versão oficial.
A aula que abordou a questão do plágio, da netiqueta e da segurança mostrou como devemos nos comportar na internet e os cuidados que devemos ter com a questão da segurança. A ética também foi abordada mostrando o quanto é maléfico o plágio.
O trabalho simultâneo com os colegas utilizando o Google Docs foi, para mim, o ponto alto deste eixo. É uma ferramenta que pode ser utilizada com vários fins. A tendência é que cada vez mais passemos a realizar tarefas de trabalho e estudo em nossas casas.
O tema da cibercultura permitiu uma reflexão sobre a revolução tecnológica nos dias atuais e mostrou o quanto a tecnologia é presença inseparável em nossas vidas. Acho que esta disciplina despertou em mim a vontade de conhecer as ferramentas utilizadas na internet para potencializar a capacidade de comunicação. Todo profissional, em qualquer área, precisa do letramento digital e, sem dúvida, na educação precisamos saber como utilizarmos a tecnologia da forma mais adequada visando uma educação que seja emancipadora.