BEM-VINDOS AO MEU BLOG!!!

Seja benvindo!! Este blog nasce a partir de uma tarefa da Licenciatura em Educação do Campo que estou cursando a distância. Desejo que ele sirva para expor e compartilhar idéias, sentimentos,... Sinta-se em casa.

domingo, 3 de abril de 2011


CONHECENDO UM POUCO O LUGAR ONDE VIVO ...

Vista da Praça da Bandeira - centro
Nova Prata pertencia ao município de Veranópolis (antiga Alfredo Chaves) e chegou a possuir um vasto território que foi diminuindo ao longo do tempo com as emancipações de diversos distritos, hoje cidades vizinhas. Atualmente possui apenas um distrito: Rio Branco, situado a 8 Km da sede. Localiza-se na Microregião do Alto Taquari, Encosta Superior do Nordeste, distante 186 km da capital de Porto Alegre, numa altitude de 820m. Possui fortes traços da cultura italiana (maioria da sua população)  e também da polonesa, alemã, portuguesa e outras em menor número. Cultua as tradições gauchescas através dos CTGs existentes.
Possui uma população estimada de 22.830 (IBGE/2010) habitantes, sendo 11.303 homens e 11.527 mulheres. Mais de 80% da sua população concentra-se na área urbana. Inicialmente a atividade agrícola aliada ao extrativismo vegetal (ervais e madeira), foi a atividade econômica principal. A extração de madeira tornou-se a principal atividade da região até a década de 60 aproximadamente. A extração de basalto, posteriormente, tornou-se outra atividade forte devido as grandes jazidas existentes no município.  A cidade de Nova Prata intitula-se a capital nacional do basalto no Brasil. A rocha basáltica é utilizada para a construção civil, em calçadas e pavimentação de ruas. O extrativismo dessas rochas continua sendo explorado, mas não com a mesma força de outrora.
Atualmente seu grande atrativo turístico é o balneário de águas termais. O local é muito aprazível e bonito. As fontes de águas termais brotam ao lado do rio e a poucos metros da cascata da usina.
Nova Prata é uma cidade pequena, com várias opções de comércio, algumas indústrias, uma cadeia de turismo em desenvolvimento e pequenas propriedades rurais. Seu nível sócio-econômico é alto, oferecendo aos seus moradores e visitantes uma boa qualidade de vida.


                                
Casa de Cultura


3 comentários: